Ubuntu Linux

Ubuntu Linux: Conheça as Versões Amigáveis

Linux é um sistema operacional que é distribuido livremente, ou seja, voce não precisa pagar por ele, e possui centenas de “tipos” chamados de “distribuições” para todo o tipo de usuário ou de objetivo que se pretende alcançar. Entrar no mundo do Linux pela primeira vez, começa com a escolha de uma destas distribuições. Um sistema típico “Linux” é construído com software de diferentes projetos open source, que incluem o kernel (núcleo principal) do Linux. As distribuições são os projetos diversificados, que são “empacotados” por diferentes entidades criando assim, as várias e diferentes distribuições para todos os gostos.

TestarLinux uma dessas versões é algo extremamente simples. Você só precisa de um drive USB e reiniciar o seu computador. Não é preciso instalar nada ou adulterar o seu sistema atual (se tiver um computador com Windows 8, talvez tenha que desabilitar a opção Secure Boot antes de conseguir inicializar um sistema Linux).

 

Ubuntu é um ótimo lugar para começar

O Ubuntu é provavelmente a distribuição do Linux mais amplamente recomendada para novos usuários. E por uma boa razão. Essa versão fornece um instalador fácil e simples e um desktop razoavelmente amigável ao usuário no Unity. O Unity se diferencia um pouco de um desktop tradicional do Windows, mas não deve ser muito difícil para achar seu caminho por lá. Acesse a página do Ubuntu aqui para fazer um download gratuito da sua versão mais nova.

Essa distribuição não é tão ideológica sobre software livre quanto outras. Com apenas um único clique durante o processo de instalação, você pode fazer o Ubuntu instalar automaticamente o plugin do Flash e vários codecs. Após a instalação, há uma ferramenta única de Drivers Adicionais que te diz exatamente quais drivers de hardware de código fechado são necessários para fazer seu hardware funcionar corretamente e te permite instalá-los com um ou dois cliques. Esses software adicionais podem ser meio chatos de conseguir em outras distribuições Linux, e sua instalação nem sempre é oficialmente suportada.

Fique comUbuntu a versão LTS (long term service) e terá um sistema Ubuntu que é suportado atualizações de segurança por cinco anos. Esses lançamentos LTS também recebem upgrades de suporte para hardware e algumas outras atualizações significativas de software, te permitindo instalar o Linux uma vez e usar o sistema por anos. Não é preciso fazer o upgrade para uma versão nova todo ano para ficar atualizado, como poderia acontecer com uma distribuição de Linux mais ágil nesse sentido como o Fedora. Clique na imagem acima para visualizar a animação.

A popularidade do Ubuntu significa que há uma grande quantidade de software disponível para o sistema em seus repositórios de aplicativos e até mesmo em PPAs, se acabar precisando de algo mais específico. Também há uma grande quantidade de documentação disponível online. Por isso, caso encontre algum problema, provavelmente poderá fazer uma busca na web e encontrar outra pessoa que já teve e resolveu um problema igual ou parecido.

O Linux Mint também é bastante popular

Não há como negar a popularidade do Linux Mint. Ele é baseado no Ubuntu, então você recebe o mesmo sistema base do Ubuntu, mas o Mint também é o seu próprio projeto. O Ubuntu parece mais popular no geral, mas o Linux Mint geralmente parece ser mais popular entre os usuários online de Linux desktop.

O Linux MintLinux_Mint é focado no desktop tradicional. Os seus dois desktops, Cinnamon e MATE, são interfaces mais tradicionais que serão um pouco mais familiares para os usuários deixando o Windows em direção ao mundo Ubuntu. O Linux Mint também é implacavelmente focado em melhorar o desktop de hoje, enquanto o que o projeto Ubuntu está trabalhando em um sistema para smartphones, criando novos formatos de pacotes de software, e reescrevendo inteiramente o desktop Unity para a convergência entre celulares e PCs.

Dê uma chance ao Mint se acha o Linux interessante, mas não é fã do desktop Unity, do Ubuntu. Felizmente, é fácil testar o Ubuntu e o Linux Mint sem desinstalar nada no seu computador.

Aqui foram apresentadas somente as duas distribuições que talvez sejam as mais amigáveis para as pessoas que já estão acostumadas com o Windows pois sua utilização nao requer conhecimentos específicos que acabavam por espantar aqueles que poderiam dar uma chance e testar uma opção gratuita, bem elaborada e com tudo o que o Windows pode proporcionar.

Portanto vá em frente e explore o potencial que este sistema operacional poderá proporcionar.

 

Compartilhe com seus amigos !Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone