recuperação de dados

Recuperação de Dados

Muitas pessoas, na hora da limpeza do computador, acabam perdendo dados e arquivos importantes que vão fazer muita falta na sua vida. Essa desatenção, para aqueles leigos, pode acarretar não somente em uma perda de uma memória ou de um momento importante da vida de alguém como a perda de documentos importantes como aquele trabalho de mestrado ou até mesmo um documento digitalizado antigo que nao se possui mais o original . Aqui vão algumas das alternativas para tentar a recuperação de dados daquilo que foi perdido.

Os discos rígidosrecuperacao de dados 1 externos são os mais utilizados pelos usuários na hora de realizar alguns backups e guardar muitos tipos de arquivo. Mas não podemos confiar 100% neles. Assim como HDs e PCs, eles estão sujeitos às falhas pelo seu mau uso e até mesmo pela entrada de vírus, que podem trazer sérios danos àquilo que está guardado.

Em muitos casos, principalmente os leigos, procuram profissionais especializados para tentar realizar a recuperação de dados como fotos, vídeos e outros arquivos. No entanto, na internet podemos encontrar alguns programas que pode fazer este trabalho gastando praticamente nada! Porém saibam que lidar com algum destes programas sem saber o que está fazendo poderá danificar seu hd irreversivelmente, portanto seguem as dicas e se optarem por utilizá-los , façam por sua conta e risco ! Na dúvida é sempre recomendável consultar um técnico antes de realizar operações como estas.

Quando vamos procurar um programa que recupere arquivos, provavelmente o Stellar Phoenix é o mais completo deles. Ele recupera arquivos, não apenas de HD externo, mas também de pendrives, CD/DVD e HDs internos, cartões SD entre outros.

Esse programa oferece ao usuário uma gama de alternativas para a recuperação, passa desde o escaneamento rápido até uma busca mais detalhada. O programa possui também uma filtragem de arquivos, o que diminui substancialmente o tempo de trabalho do software e entrega resultados mais úteis ao usuário.

Para quem não tem uma familiaridade muito grande com o Stellar Phoenix, pode recorrer ao Recuva. Ele é um software de uso bem simples e gratuito, além, é claro, de ser muito eficiente. Logicamente que o seu desempenho não é igual ao do Stellar Phoenix, porém ele não deixa nada a desejar perante a sua funcionalidade.

Mesmo quando você tenha formatado o seu HD externo, ele poderá te auxiliar. Ou seja, quando os arquivos forem apagados, a recuperação de dados ainda podera acontecer caso nada tenha acontecido com o disco.

A sua utilização não requer nenhuma especialidade, no entanto, caso tenha dúvida, procure na internet como utilizá-lo.

Uma opção alternativa às outras duas é o Wise Recovery. O que facilita sua utilização é que este programa é gratuito além do seu grande destaque que é a interface. Muito organizada e bem desenhada facilitando e muito a vida de todos aqueles que não se dão muito bem com tecnologias.

O foco do programa é o uso pessoal, no entanto, o software possui algumas limitações. A falta de busca profunda faz com que ele fique atrás dos outros dois e também a incompatibilidade com discos formatados em FAT – podendo não funcionar em pendrivers, por exemplo.

Por isso, busque o seu melhor programa. Analise as três propostas e veja qual é a ideal para você. Por isso, atente-se na hora de apagar algum arquivo. Você poderá apagar uma foto ou um vídeo importante e com isso trazer sérios prejuízos para a sua memória!

Compartilhe com seus amigos !Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone