Intel Mini PC

O que é Mini Pc ( NUC )

A linha NUC de computadores são pequenos desktops com chips da Intel. Esta linha podia ser encontrada no mercado americano faz algum tempo mas até então nenhum deles tinham o poder dos processadores i7.

Recentemente a Intel anunciou que a partir deste trimestre será lançado o NUC5i7RYH que virá com um processador Broadwell Core i7 de 5º geraçãoCertamente é o mais poderoso NUC já feito.

Intel Mini PC 4

NUC, é uma sigla em ingles – Next Unit of Computing – e quer dizer próxima unidade de computação. Mini pc são um pequenos kits de computadores cujas placas-mãe medem aproximadamente 10 x 10 cm. Eles vêm em uma caixa de plástico e um ventilador de CPU, com uma fonte de alimentação externa –  não há espaço para uma fonte de alimentação interna. Eles também vêm com suportes de montagem VESA, de modo que o NUC possa ser montado na parte traseira de um monitor de tv.

Intel Mini PC 3

Já houve três gerações de mini pcs NUC lançados pela Intel desde 2011, com base em Sandy Bridge, Ivy Bridge, e CPUs Haswell respectivamente. o processador é soldado à placa-mãe e portanto, não atualizável. Eles vêm com placa de rede onbord e pode utilizar WiFi através de um slot PCI-E ou uma das portas USB 2.0. Alguns modelos vêm equipados com uma porta USB 3.0, também. Devido ao pequeno fator de forma, não há espaço para uma placa gráfica.

Os gráficos, portanto, são alimentados por um chip NVIDIA onboard, sendo a saída de vídeo feita por uma conexão Mini HDMI , dependendo do modelo. Todos os NUCs suportam SSD como seu dispositivo de armazenamento. Alguns NUCs também podem dispor de espaço para instalar uma unidade SATA de 2,5 polegadas mas depende do fabricante.

Como poderá ser visto no vídeo abaixo, há vários fabricantes e diversas marcas explorando este novo conceito de desktops.

Alguns equipados com SSDs e outros, um pouco maiores, com HDs internos.

Esta é uma boa notícia para quem quer fazer de sua sala um espaço de entretenimento, com uma instalação mais limpa, sem aquela fiarada, e com a possibilidade de utilizar todos os recursos de um i7 num monitor de tv.

 

Compartilhe com seus amigos !Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone