internet das coisas 1

O que é Internet das Coisas ?

A Internet das coisas é simplesmente, como o nome sugere, a comunicação via internet de objetos comuns de utilização diária como cafeteiras, geladeiras, carros, maçanetas, canetas e até mesmo roupas.

O nome “Internet das Coisas” vindo do inglês “Internet of Things” (IoT), está sendo usado para nomear esta revolução tecnológica que vai começar a mudar a forma com que lidamos com as tarefas cotidianas.

A ideia é queinternet das coisas, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens. Aparelhos vestíveis, como o Google Glass e o Smartwatch 2 da Sony, transformam a mobilidade e a presença da Internet em diversos objetos em uma realidade cada vez mais próxima.

Esta será uma nova maneira das pessoas se conectarem à internet para utilizarem de recursos até então somente vistos em filmes de ficção científica. Desta forma será possível acumular dados do movimento de nossos corpos com uma precisão muito maior do que as informações de hoje. Com esses registros, se conseguirá reduzir, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos, por exemplo. Essa revolução está sendo vista como maior do que o próprio desenvolvimento do mundo online que conhecemos hoje.

Vejam alguns exemplos:

A Ford esta desenvolvendo junto com a Intel um projeto que pretende reinventar o interior dos carros. Ao entrar no carro, uma câmera faria o reconhecimentodo rosto do motorista de modo que possa, através das ações realizadas pelo motorista coletar dados sobre suas preferencias musicais, trajeto mais utilizado diariamente, consumo médio de combustivel etc.

ford interior

 

Se o sistema não reconhecer a pessoa, ele tira uma foto e manda as informações para o celular do dono, evitando furtos. Esse é um exemplo de um carro dentro de um ambiente da Internet das Coisas, com acessórios online e agindo de maneira inteligente.

 

 

A Thyssenkruppelevadores internet das coisas, fabricante de elevadores junto com a Microsoft  desenvolveram um sistema inteligente e online para monitorar os elevadores através de call centers e técnicos. O software funciona em grandes redes de computadores de mesa e portais, além de rodar em um app para tablets com Windows.

O intuito do programa é prestar assistência em tempo real e evitar acidentes com manutenções preventivas nos elevadores da marca. Essa iniciativa resulta em uma redução de custo e é um exemplo de aplicabilidade da Internet das Coisas em infraestrutura.

 

A Universidade da Califórnia de São Francisco (UCSF) também está investindo nesse ramo e usou Google Glasscirugia google glass na mesa de cirurgia. O teste foi feito pelo doutor Pierre Theodore, um cirurgião, mas ele enfrentou alguns problemas. Os comandos de voz não funcionaram bem na hora de fazer uma operação e para agilizar os procedimentos, um operador acionou os comandos dos óculos pela conexão sem fio.

O aparelho funcionou com imagens de raio-X, mas precisou de uma claridade menos intensa para exibir informações com maior nitidez. A iniciativa pode ser o início do uso de gadgets móveis em massa por parte de médicos, sobretudo os novos óculos tecnológicos.

Google pode lançar sistema baseado em Android para Internet das Coisas

Segundo site The Information, gigante de buscas desenvolve software com o codinome Brillo para rodar em aparelhos residenciais da chamada “casa inteligente”.

Oandroid internet das coisas Android em breve poderá estar na sua cafeteira, geladeira e diversos outros aparelhos residenciais que se conectam com a Internet.

Além disso, não será necessário uma tela para rodar o software. Em comparação, o smartphone Android padrão possui pelo menos 512MB de memória.A Internet das Coisas se refere à próxima onda de aparelhos e aplicações residenciais inteligentes conectados. O Google provavelmente quer replicar o sucesso do Android, presente na maioria dos aparelhos móveis do mercado, com a chamada “casa conectada”.

Portanto pessoal, o futuro já chegou e daqui a bem pouco poderemos contar com toda esta estrutura para ganhar tempo e otimizar tarefas como nunca experimentamos antes.

Compartilhe com seus amigos !Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone