Disco Rigido 1957

Os dispositivos de armazenamento, ao longo da história recente, foram sendo transformados drásticamente. A sua capacidade de armazenamento então, foi totalmente ampliada.

É válido lembrar que tais dispositivos surgiram devido à preocupação que as pessoas tinham em transportar, transferir e guardar dados. Algumas recordações de momentos importantes ou até mesmo um documento essencial para o trabalho.

Por exemplo, o primeiro HD surgiu em 1957, junto com o primeiro computador com sistema de armazenamento em disco. Esse dispositivo tinha a incrível capacidade de gravar cinco megabytes. Nessa época, tal espaço pode ser considerado extraordinário. Sendo assim, ele era formado por 50 discos magnéticos, contendo 50 mil setores, com dimensões de 1,52 metros x 1,72 metros x 73 centímetros.

Este erahd antigo 1957 IBM RAMAC com capacidade para 350 discos de armazenagem. O RAMAC foi apresentado em 1956 e foi o primeiro computador comercial a utilizar o sistema de agulha magnética nos discos de armazenamento. Os 350 discos juntos eram capazes de armazenar a fantástica quantidade de dados de 3.75 MB.

 

 

 

 

A fitaFita Cassete cassete foi oficialmente lançada, pela Philips, em 1963. Ela foi capaz de revolucionar os padrões de captura de áudio. Esse dispositivo era constituído pelos seus dois lados e todo o mecanismo encoberto por uma caixa plástica. Assim, o manuseio e o transporte eram muito fáceis.

 

 

DisqueteDisquetes, esse já faz parte do nosso passado um pouco mais recente. Sua capacidade de armazenamento era muito pequena ainda, no entanto, já era bastante útil. Em 1971, chegam os primeiros para os consumidores finais. As primeiras versões continham, aproximadamente, oito polegadas. Mas, ele popularizou-se na metade da década de 1990, com o formato de 3,5 polegadas e capacidade de armazenamento de até 1,44MB.

O próximo importante passo dado pelo desenvolvimento de tecnologia foi o CD-ROM (Compact Disc – Memória somente de Leitura). Ele surgiu em 1985, com uma disputa entre Sony e Philips. Na verdade, eles são bem práticos: finos e feitos de policarbonato, usado para gravar principalmente arquivos, dados, músicas e tudo aquilo que nenhum dispositivo fazia ainda na época. Posteriormente apareceram os CD-R e CD-RW que possibilitavam as regravações.

Após o surgimento do CD, houve uma inovação e inventaram o DVD (Disco Digital Versátil). Eles foram colocados no mercado em 1997, primeiramente no seu país de origem: Japão. Seu surgimento deu-se devido a uma procura por aumento de capacidade de armazenamento do CD. O DVD pode armazenar arquivos, músicas, imagens tudo devido à uma tecnologia óptica superior.

DISPOSITIVOS RECENTES:

Os cartões de memória surgiram ainda nos 1990. Sua portabilidade e capacidade de armazenamento surpreenderam muitas pessoas. Assim, eles ainda continuam constantemente lançando esses dispositivos para os mais diversos aparelhos como câmeras, vídeo games, notebooks e computadores.

Já o pendrive surgiu nos anos 2000. O objetivo dele é fazer backup e armazenar arquivos de maneira mais rápida e prática, e isso fez com que caísse nas graças da população. Talvez este seja um dos dispositivos mais populares no mundo atualmente.

Talvez a última tecnologia lançada atualmente no mercado foi o SSDSet of solid state drives (SSD) (Unidade de Estado Sólido). É um dispositivo para armazenar dados digitais. Além de ser cotado para substituir os HDs. Ele é um tanto quanto caro, no entanto, pode ser referência no que tange armazenamento em pouco tempo. As grandes empresas do mercado estão trabalhando para conseguir lançar mais uma dessas tecnologias que facilitam as nossas vidas.

Compartilhe com seus amigos !Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone