cortana windows 8.1

Cortana Windows 8.1

Cortana é um assistente virtual que possibilita a interação com seu smatphone ou computador através de comandos de voz. Cortana Windows 8.1 já está disponível no windows phone porém somente em inglês, ou seja, terá que falar no idioma inglês para que seus comandos sejam reconhecidos. A novidade é que este recursocortana-windows-10- virá nativo no Windows 10 que tem seu lançamento marcado para Julho de 2015 e promete revolucionar a maneira com que nós nos relacionamos com as maquinas pois é dotado de inteligência artificial com a qual é possível “aprender” sobre o seu usuário, suas preferências e ajudar em sua rotina. O nome vem da Cortana, personagem de inteligência artificial da série Halo, com Jen Taylor dubladora da personagem, fazendo portanto uma associação instantânea com a personagem alem de uma apresentação direta das possibilidades do programa.

A Cortana foi demonstrada pela primeira na Microsoft BUILD Developer Conference (2-4 de abril de 2014) em São Francisco, Estados Unidos. Ela foi lançada como um ingrediente-chave da planejada “reforma” da Microsoft dos futuros sistemas operacionais para Windows Phone, Windows, bem como Xbox One. Foi lançado a todos os utilizadores do WP8.1 mundialmente no final de 2014 e início de 2015. Em 21 de janeiro de 2015, a Microsoft anunciou a chegada da Cortana para os computadores com o Windows 10.

Algumas das possibilidades da Cortana Windows 8.1, incluem as de definir lembretes, reconhecer uma voz natural sem o usuário ter definido préviamente comandos de entrada e responder perguntas usando as informações do Bing . Características universais do Bing SmartSearch no Windows 8.1 são incorporadas a Cortana, que substitui o aplicativo anterior Bing Search que é ativado quando um usuário pressiona o botão de “Pesquisar” no seu dispositivo smartphone.

cortana windows phone

cortana windows phne

O programa guarda em local chamado”Notebook” as informações pessoais, tais como interesses, dados de localização, lembretes e contatos. A Cortana será capaz de redigir por cima e adicionar esses dados para aprender padrões específicos do usuário e comportamentos. O usuário será capaz de ver esta informação, com o objetivo de oferecer maior controle sobre as configurações de privacidade, permitindo especificar quais informações serão coletadas, “um nível de controle que vai além de assistentes comparáveis”. Os usuários também podem excluir informações do “Notebook” se considerarem indesejáveis.

Durante a BUILD em São Paulo foi dito que, por ser um programa extremamente complexo, o lançamento da versao PT-BR somente acontecerá provavelmente em 2016. Isso deixa muita gente triste mas como o Brasil é uma região estratégica para os negócios da Microsoft, cremos que poderemos ser surpreendidos em breve.

Compartilhe com seus amigos !Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone