como formatar seu notebook

Como Formatar seu Notebook ou PC

Muitas vezes nossos computadores estão cheios de vírus e muito lento. Não há nada melhor que uma boa formatada para deixar ele zeradinho novamente. Com o passar do tempo, os computadores também podem apresentar defeitos, como programas que não abrem mais, congelamentos sem motivos entre outras barbaridades. Nesse espaço daremos um passo a passo de como formatar seu notebook ou pc. É válido lembrar que muitas vezes só formatando a máquina que se consegue fazer com que o PC volte a funcionar corretamente, pois o sistema operacional pode ter se corrompido. Notar que esta não é a melhor nem a única forma de resolver o problema. Uma conversa com um técnico para avaliacão é sempre recomendável.

Iniciando instalação do Windows 7            

Agora é o momento de arregaçar as mangas e partir para o trabalho pesado. Antes de começar a saber como formatar seu notebook é preciso atentar-se para algumas coisas. A primeira delas é verificar se você dispõe de todos os CDs de instalação dos programas que você utiliza, como o Microsoft Office, jogos etc. já que tudo será apagado do disco rígido. Além disso, é necessário que você faça um backup de todos os arquivos que você considera importante pois eles serão apagados após a formatação. Outra informação relevante é com relação aos drivers, como os da placa mãe, da placa de som e vídeo entre outras. Caso você não tenha os discos de instalação, certifique se no site da marca do seu computador tem os drivers, baixe-os e guarde em um CD. Muitos deles já serão reconhecidos automaticamente a partir do Windows 7 mas vale a dica principalmente para os drivers de internet (lan e wlan).

Agora, está pronto para formatar? Reinicie o computador com um CD do Windows dentro. Aperte DEL ( em desktops) , F2 (em notebooks) para entrar na Bios. Vai abrir o programa (bios) e você deverá procurar pela aba BOOT e marcar o drive de cd/dvd como sua primeira opção. Logo depois de F10 para sair e salvar.


bios1- 590x444

 

Tela da Bios

 

 

 

O computador irá reiniciar e carregar os arquivos do Windows. Siga intuitivamente a instalação até chegar na parte onde deverá escolher em que partição do hd irá instalar o sistema. Se o seu HD estiver ok, as opções de deletar e formatar serão apresentadas na tela, senao é melhor parar por ai e procurar uma assistência técnica pois o problema é um pouco mais complexo.

Marque esta opção para entrar na tela de partições:


Instalar-Windows-7-670x503

 

 

 

 

 

Marque cada partição apresentada de cada vez deletando-as.

Windows7-install-6-Delete-System-Partition- 639x546

 

 

 

 

 

 

Quando houver somente uma partição sendo apresentada na tela , marque-a e clique em opções- new ou novo e dê OK

Formatar Windows-7 - 670x503

Irá aparecer agora duas partições uma que foi recem criada com arquivos de sistema e a outra onde iremos instalar o sistema propriamente dito. Selecione a maior partição e clique em NEXT.

formatar windows 7

 

 

 

 

Dê OK quando for avisado que tudo será apagado do HD. Logo em seguida verá a tela de instalação, a partir daí somente espere até a sua conclusão. O computador será reiniciado pelo menos duas vezes. Não mexa em mais nada e nem retire o cd do drive até que a tela de configuração apareça pedindo o nome do computador.

tela nome do computadorA partir daí siga as instruções normalmente até que finalmente ele seja reiniciado novamente , desta vez já abrindo a tela de boas vindas do sistema.

Pronto ! Mas evite logo entrar na internet porque o seu PC estará ainda altamente vulnerável. Instale um bom antivírus e faça primeiramente a atualização do sistema através do Windows Update. Depois disso instale seus programas favoritos. Processo acabado, Agora é entrar nas redes e utilizar novamente um PC zerinho em folha. Cuidado com os perigos da internet !

Compartilhe com seus amigos !Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone