ataques ciberneticos

Ataques Cibernéticos Malvertising Através de Propagandas

Pessoal, a situação é realmente alarmante.  Segundo a Trend Micro,  que é uma empresa voltada à proteção contra códigos maliciosos em desktops e servidores, os malwares do tipo que chegam por todos os cantos da internet através de propagandas infectadas, lideraram atividades de cibercriminosos nos primeiros três meses de 2015. De acordo com o relatório este tipo de abordagem passou de sete, registrados no último trimestre de 2014, para mais de 7 mil no primeiro trimestre de 2015.

“A vulnerabilidade permite que o atacante inclua o dispositivo infectado em operações de botnet, além de viabilizar fraudes e o download de malware”, detalha a Trend Micro.

Este tipo  de ataque esta sendo chamado de “malvertising”, que é a mistura das palavras malware (tipo de vírus) e advertising ( propaganda em inglês), O aumento dos ataques por meio de malvertisements mostra que os usuários de tecnologia estão sendo assaltados por todos os lados.

como funciona malvertising br1

Malvertising se caracteriza por injeção de anúncios mal-intencionados ou malware-laden em redes de publicidade online e páginas da web. Anúncios online são uma sólida plataforma para espalhar malwares já que atraem muitos usuários que compram e vendem seus produtos diariamente. Como o conteúdo publicitário pode ser inserido em alto perfil e em sites respeitáveis, se torna uma grande via por onde os ataques são efetuados. Por isso, a idéia se torna atraente para os atacantes, que espalham os seus conteúdos mal intencionados facilmente através de um grande número de sites legítimos, sem comprometê-los diretamente.

É um conceito relativamente novo de se espalhar malware e é ainda mais difícil de se combater. A coisa interessante sobre ataques cibernéticos entregues através malvertising é que ela não requer qualquer ação do usuário ( como clicar) para comprometer o sistema e nem explora qualquer vulnerabilidade no website ou no servidor em que o site está hospedado. Este tipo de infecção viaja silenciosamente através de anúncios de página Web. É capaz de expor milhões de usuários à vulnerabilidade, mesmo o mais cauteloso, e está crescendo rapidamente: “. Em 2012, estimou-se quase 10 bilhões de impressões de anúncios foram comprometidos por malvertising. As empresas e os sites têm tido dificuldade em diminuir o número de ataques Malvertising, o que sugere que este tipo de ataque não desapareçará em breve.

Não sãodispositivo movel somente os computadores e notebooks estão sendo alvos dos cibercriminosos. Os dispositivos móveis também são bastante afetados pelos ataques , principalmente os possuem o sistema android instalado. Foram documentados mais de cinco milhões de ameaças ao Android até à data, se aproximando do total previsto de oito milhões até o final de 2015.

Os principais aplicativos maliciosos e de alto risco bloqueados pela Trend Micro eram relacionados a esse perfil de ataque. Mais de 2 mil aplicativos do gênero foram localizados na Google Play e a estimativa é que eles tenham infectado milhões de dispositivos antes de serem removidos da loja.

Os pesquisadores descobriram explorações que tinham como foco softwares que utilizam Adobe e que não mais exigem que a vítima visite ou interaja com sites maliciosos para se infectarem.

Propagandas do mal

Um documentopropaganda do mal da G Data Software corrobora a visão da Trend Micro. A companhia identificou que o volume de adware maliciosos mais que dobraram ao longo dos últimos 12 meses. O movimento reflete a estratégia dos criminosos em driblar mecanismos de proteção.

Portanto pessoal, tenham muito cuidado para acessarem seus emails, não clique em links de qualquer site, atualizem sempre o sistema operacional e sempre desconfiem de algo anormal que aconteceu ou está acontecendo em seu acesso à internet.

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